quarta-feira, 16 de março de 2011

MANUAL DE IDENTIDADE: POR QUE É TÃO CARO?

Ainda sem arte para postar, encontrei um texto muito legal dentro do manual de identidade de uma grande empresa. Ele mostra a diferença entre Marca, identidade visual e a importância de um manual de identidade visual (seja ele completo ou resumido) dentro de uma empresa.

O QUE É MARCA?

Uma marca é uma representação simbólica de uma série de informações sobre um produto, um serviço, um grupo de produtos/serviços, ou uma instituição. A representação simbólica de uma marca é constituída tipicamente por um nome (marca nominativa) e por imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa (marca figurativa). Quando se fala em marca, é comum estar se referindo, na maioria das vezes, a uma representação gráfica no âmbito e competência da comunicação visual, onde a marca pode ser representada graficamente por uma composição de um símbolo ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados. Logo, o conceito de marca é bem mais abrangente que a sua representação gráfica.

E IDENTIDADE VISUAL?

Uma Identidade Visual consiste em um conjunto de elementos gráficos que representam visualmente e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos baseia-se em um símbolo ou logotipo e todas as possibilidades de sua aplicação dentro da comunicação visual da instituição. Pode-se considerar que um Projeto de Identidade Visual é um método de sistematização das representações gráficas de uma marca.

O MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL?

A normatização de um Projeto de Identidade Visual se dá através do Manual de Identidade Visual, onde estão dispostos todos os estudos de construção e aplicações da marca. O objetivo do manual é fornecer recursos para que os elementos estruturais do Projeto de Identidade Visual sejam aplicados corretamente em todos os níveis de informação nas quais a instituição o utiliza. É importante que todas as normas estabelecidas no manual sejam seguidas corretamente para que os elementos visuais da identidade sejam aplicados de maneira consistente. As recomendações, especificações e normas geralmente tratam de:

- Explicar a lógica construtiva da marca e dos elementos que a compõem.
- Estabelecer variações formais da marca (assinaturas vertical/horizontal).
- Explicar a organização dos elementos que compõem a marca em cada variação formal (símbolo, logotipo e designações).
- Estabelecer as dimensões mínimas de reprodução para preservar a legibilidade em função de cada um dos diversos meios de reprodução gráfica, assim como nas diversas mídias disponíveis no mercado.
- Indicar as especificações técnicas das cores utilizadas na marca, para garantir a fidelidade da cor em cada um dos diversos meios de reprodução.
- Demonstrar algumas situações de aplicação da marca a serem evitadas.

Um trabalho deste (no caso de um manual completo) demanda tempo, estudo e pesquisa e, por isso, a empresa ou o profissional que oferece cobra um alto valor, que varia de 2.000 reais até cases de 80mil reais.
Imagine-se organizando a empresa. É exatamente este o papel do designer na criação da identidade visual de uma empresa. A diferença e a dificuldade é que você precisa criar e pensar em tudo isso sem fazer parte do quadro de funcionários. Bom.. é isso ai..

*** Caso queira baixar e ver o manual de onde extrai a informação, segue o link abaixo.

MANUAL IDENTIDADE VISUAL CONAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário