terça-feira, 15 de março de 2011

Os 10 erros mais comuns na criação de um logotipo (comentado)

Olá.. como não é todo dia que eu tenho uma arte legal para colocar neste blog(e não são todas as que eu crio que eu coloco aqui tb, rs), e como eu também preciso da uma agitada nele, resolvi colocar textos legais, comentários e dicas sobre o universo do design. Como sou muito apaixonado por marcas (e um dia serei um brandboy de qualidade rs) vou começar colocando (eu não devia, mas vou) dicas sobre os 10 erros mais comuns na criação de um logotipo. Como são textos da internet, que andei lendo, pesquisando, a ideia é fazer comentários pessoais também sobre estes textos. Bom, let's work!!!

A grande diferença entre um designer profissional e o amador está no domínio dos fundamentos do processo de desenvolvimento de um logotipo.

Há várias etapas que devem ser respeitadas em um projeto de identidade visual. Criar o logotipo é apenas uma delas. Quando o designer não respeita essas etapas, está infringindo vários fundamentos e, consequentemente, cometerá muitos erros. Selecionei os mais comuns. São eles:

1- Não prever aplicações sobre fundos coloridos. (ERRO CRASSO, NA MAIORIA DAS VEZES)
2- Não fazer testes de redução de tamanho. (EU NÃO FAÇO POR QUESTÕES ORÇAMENTÁRIAS, RS.. NA VERDADE EU NÃO FAÇO MESMO, MAS VOU COMEÇAR A FAZER)
3- Criar um logotipo sem uma aplicação em uma cor. (AQUI VOCÊ NÃO PODE ACHAR QUE O SEU CLIENTE É RICO PARA SEMPRE FAZER O MATERIAL COLORIDO, ENTÃO TEM SEMPRE DE CRIAR SUA APLICAÇÃO EM UMA COR)
4- Alinhar o logotipo em relação ao seu símbolo de uma única forma. (AI DEPENDE DA IDEIA QUE VC FOR UTILIZAR)
5- Criar um símbolo que não está em harmonia com o seu logotipo correspondente. (SEM COMENTÁRIOS, ERRO PRIMÁRIO)
6- Escolher cores Pantone muito diferentes das cores CMYK. (AI ESTÁ UMA COISA INTERESSANTE, POIS SE VC PASSAR UMA ARTE COM A COR PANTONE E O CLIENTE CISMAR COM ELA, BOM.. FERROU)
7- Prejudicar a legibilidade do logotipo substituindo uma letra pelo símbolo, colocado de forma incorreta. (FIZ ISSO NO CASO DA S@NSYSTEM, PORÉM FAZIA PARTE OBRIGATÓRIA DO JOB)
8- Seguir modismos em detrimento do conceito da marca da empresa ou do produto. (USAR ROSAS PORQUE O SOBRENOME DA CLIENTE É ROSAS, POR EXEMPLO)
9- Usar elementos visuais que não estão relacionados com o público-alvo. (ANTES, ESTUDAR O PÚBLICO ALVO, PARA NÃO CORRER ESTE RISCO)
10 - Escolher cores muito claras que à distância possam dificultar a leitura. (OU ATÉ MESMO AS ESCURAS COM FUNDOS ESCUROS, OU ATÉ MESMO UM VERDE COM VERMELHO. OUTRO DIA MESMO, VI UMA PLACA DE UM BAR OU RESTAURANTE EM QUE, MESMO PARADO NO SINAL, NÃO CONSEGUIA LER O NOME DO BAR, À NOITE)

SÃO PEQUENAS DICAS QUE DIFERENCIAM O TRABALHO DE UM PROFISSIONAL PARA O TRABALHO DE UM AMADOR.

Bom.. é isso aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário